Dicas de Aplicação e Acabamentos para Envelopamento de Geladeira

Envelopamento de geladeira se tornou um trabalho muito comum e muito procurado por muitos. Para quem está começando na profissão de envelopamento decorativo, vamos mostrar algumas dicas para aprimorar o seu conhecimento e não decepcionar na hora de fazer os acabamentos do projeto na casa do seu cliente.

Neste artigo, abordaremos os seguintes tópicos:

  1. Por que fazer a plotagem de geladeiras?
  2. Quais são os materiais necessários para essa aplicação?
  3. Como preparar a superfície?
  4. Como precificar esse tipo de envelopamento?
  5. Quais as principais dicas para envelopar uma geladeira?
  6. Como limpar uma geladeira envelopada?
  7. Onde comprar vinil Imprimax?
  1. Por que fazer a plotagem de geladeiras?

Envelopar a geladeira de casa, do escritório, de hotéis ou pousadas se tornou muito comum e um trabalho cada vez mais procurado, pois o envelopamento com vinil Imprimax protege, renova e personaliza. Vamos entender um pouco mais sobre tal assunto?

Para quem busca apenas proteção, a Imprimax tem um adesivo Transparente Protetivo da linha Gold Protect Gloss com espessura de 0.16 para proteger a pintura de eletrodomésticos e protege também contra pequenos atritos do dia a dia.

Alguns dos envelopamentos mais solicitados para geladeira são com adesivos das linhas: Gold Escovado que são inspirados em aço escovado, transformando qualquer geladeira branca em uma geladeira de inox; da linha Gold Metallic, sendo adesivos metalizados; Gold Max e Silver Max que possuem adesivos coloridos, entre eles o preto fosco e a linha Gold Protect Gloss, que possui adesivos com acabamento super brilho, como o branco, muito escolhido por quem não pretende mudar a cor, apenas renovar aquela geladeira antiga e tirar o efeito amarelado que fica ao passar dos anos.

Além de todas essas opções, também podemos personalizar a geladeira, imprimindo em adesivos brancos e metalizados, como as nossas linhas MPX e Gold Metallic.

2. Quais são os materiais necessários para essa aplicação?

Para realizar a aplicação de vinil Imprimax em refrigeradores, você precisa de:

  • Imã (caso esteja aplicando sozinho);
  • Estilete;
  • Lâmina 45°;
  • Espátula;
  • Luva;
  • Fita adesiva;
  • Cortador de liner;
  • Álcool isopropílico;
  • Pano de microfibra.

Será muito bom se você tiver também:

  • Régua para não errar o refile de alguns detalhes;
  • Lâminas de 30° para refilar detalhes com melhor precisão;
  • Sabonete líquido neutro

3. Como preparar a superfície?

Antes de qualquer aplicação, é fundamental reparar na situação da superfície: Ela está limpa? Está nivelada? Tem alguma avaria?

Bom, vamos lá…

A geladeira precisa estar 100% limpa para a cola do adesivo aderir com facilidade e não descolar posteriormente. Adesivos monoméricos necessitam de uma superfície lisa e reta, então modelos como: Refrigerador Side by Side, Refrigerador French Door podem ser envelopados com esse tipo de adesivo.

Para geladeiras arredondadas como Refrigerador Inverse, Refrigerador Duplex, Degelo Manual ou Degelo Semiautomático é essencial que o adesivo seja polimérico.

A limpeza do local pode ser realizada com álcool isopropílico ou sabonete neutro com água, entretanto não se esqueça de limpar bem os cantos, pois é onde a ponta do adesivo fica e pode descolar, caso não sejam limpos corretamente.

Caso a geladeira esteja descascando, enferrujada ou com pequenos amassados, você tem a opção de nivelar a superfície com massa corrida e uma lixa.

Após o tratamento da superfície, é preciso medir a geladeira para não haver desperdício de material. Com as medidas em mãos e o cortador de liner, você pode cortar o adesivo com facilidade, pois a Imprimax possui um liner com marcações quadradas de 10cm cada, para facilitar na hora de cortar o produto.

4. Como precificar esse tipo de envelopamento?

Para dar valor ao seu projeto e você conseguir passar um orçamento para seu cliente, você precisa se atentar em alguns pontos, como:

  • Valor de metro quadrado do adesivo escolhido pelo cliente;
  • Valor da impressão ou recorte (caso tenha);
  • Valor do combustível ou do transporte até o local da aplicação;
  • Valor da refeição do dia;
  • Seu valor/hora (já embutido de todos os cálculos da sua estrutura).

Para saber a quantidade de adesivo que você vai utilizar, é só calcular a largura total x altura total, assim você consegue a quantidade de metros quadrados e divide pela largura do adesivo.

Dica: Sempre leve alguns metros a mais de adesivo, caso haja algum contratempo.

5. Quais as principais dicas para envelopar uma geladeira?

Ao iniciar a aplicação, comece tirando apenas uma parte do liner para o adesivo não atrapalhar no processo de envelopamento.

Dica: Jogar água com um pouco de sabão pode ajudar na espatulação, para deslizar mais, caso o material esteja pegajoso.

A espatulação deve ser feita do meio para as laterais e a posição da espátula de estar na vertical para evitar bolhas, principalmente em áreas arredondadas.

Dica: Para as pontas arredondadas da geladeira, é indicado moldar com os dedos, porque, como a espátula é rígida pode arranhar o material.

Para fechar a curva da porta da geladeira, é preciso fazer cortes de alívio, assim o material não volta depois de um certo tempo.

Dica: Para cortes precisos é indicado utilizar uma lâmina com ponta nova.

Acima, citamos as principais dicas para realizar essa aplicação, porém para ver o passo a passo, assista a Instrução Técnica com o aplicador Wagner Oliveira no final do artigo.

6. Como limpar uma geladeira envelopada?

A limpeza de uma geladeira envelopada é mais fácil do que parece! Você vai precisar de um pano, flanela ou o lado amarelo de uma bucha, e você pode optar por limpeza com álcool, água com sabão neutro, desengordurante ou detergente.

Lembrando que, não pode ser realizado a limpeza com produtos abrasivos ou com o lado verde da bucha!

7. Onde comprar vinil Imprimax?

A Imprimax notou a alta demanda de solicitação de compra de adesivos dos consumidores finais e iniciou um projeto para ligar essas pessoas com as nossas revendas.

Em 2023 nasce o marketplace da Imprimax, a plataforma que vai facilitar o processo de compra dos consumidores diretamente com os nossos parceiros revendedores. Lá, você consegue encontrar todos os adesivos que são fabricados pela Imprimax.

Viu como ficou mais fácil?! Agora não perca tempo e clique aqui para conhecer o Marketplace da Imprimax!

Para aprender o passo a passo de um envelopamento de geladeira, assista ao vídeo abaixo:

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.