DECORANDO AMBIENTES UTILIZANDO O DISCO CROMÁTICO

O disco cromático é uma ótima opção para as pessoas que querem mudar a decoração de algum ambiente, mas sentem medo de misturar as cores e acabar errando nas combinações.

Neste texto iremos abordar os seguintes tópicos:

  1. O que é o disco cromático?
  2. Como utilizar o disco cromático para decoração?
  3. Utilizando autoadesivos baseando-se no disco cromático

O que é o disco cromático?

O disco cromático é um círculo utilizado como ferramenta composta por 12 cores, sendo as três primárias, três secundárias e seis terciárias. Apesar de existirem vários círculos cromáticos ao longo da história, o que ficou mais famoso, e que vamos comentar nesse post, foi o criado pelo Isaac Newton.

Ele se torna indispensável em momentos para compor combinações harmônicas, mas para isso, é preciso conhecer as técnicas certas.

Para realizar uma decoração profissional, o disco é essencial, seja para definir a combinação de cores das paredes ou de pequenos enfeites.  Para isso, você precisa conhecer seus métodos que te ajudam a encontrar as cores complementares, análogas, tríade, tom sobre tom, entre outras táticas.

Como utilizar o disco cromático para decoração?

Para analisar as cores do círculo, é preciso entender quais são as leis de harmonização que são:

Cores complementares: são aquelas que apresentam maior contraste entre sim e estão em lugares opostos no círculo cromático. Utilizando esse método, é possível criar uma decoração alegre deixando o ambiente vivo e cheio de energia.

Cores análogas: são as cores que estão lado a lado no círculo cromático. Essa combinação serve para criar uma unidade de cor no espaço. Falando de decoração, ao apostar na combinação de 3 tons de azul, o ambiente se tora frio, dando um ar de sofisticação.

Cores tríades: Nessa combinação, também chamada de “cores decompostas”, utiliza-se três cores equidistantes que formam um triângulo. Assim, o ambiente ganha um efeito de contraste muito bacana.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é images.png
imagem: https://maxdecoracao.com.br/blog/entendendo-as-cores

Depois de entender tudo isso, vamos descobrir como aplicar em nossas casas ou ambiente de trabalho. O primeiro passo é saber seu objetivo, você quer um ambiente mais quente, mais frio, colorido ou utilizar apenas uma cor em diferentes tons?

O segundo passo é escolher uma cor de sua preferência e a partir dela, começar a trabalhar com o círculo.

Por exemplo, vamos pensar em um ambiente alegre e quente, e escolher a cor vermelha. A melhor técnica a ser usada, é a análoga, pois utilizando três tons de vermelho, ou juntar vermelho com laranja, você consegue atingir o objetivo da decoração proposta.

Imagem: https://www.vivadecora.com.br/revista/cor-laranja/ Projeto: Formaris

Agora que você já entendeu o que é, e como utilizar o disco, vamos ver alguns exemplos?

Foto: https://www.wevans.com.br/blog/circulo-cromatico/
Foto: https://www.wevans.com.br/blog/circulo-cromatico/

Utilizando autoadesivos baseando-se no disco cromático

“ Quero usar o disco cromático e redecorar minha casa, mas vou precisar trocar meus móveis e pintar ou reformá-la? ”
A resposta é NÃO! Para colorir o ambiente, não há necessidade de mudanças drásticas, é só adesivar!

A Imprimax tem linhas decorativas maravilhosas com diversas cores e texturas.Vamos lembrar das linhas de adesivos mais coloridas?

Começando pela linha Silver Max que possui mais de 50 cores, uma mais linda que a outra. Essa linha é perfeita para realizar uma decoração baseada no disco cromático, dá uma olhada:

As cores abaixo pertencem a nossa linha de Jateado Opaco decorativa, uma ótima opção para trabalhar a técnica análoga do disco.

Conclusão

Misturar cores pode assustar muita gente, mas não tem erro se você se basear no disco cromático, é como se fosse uma receita de bolo, basta seguir as orientações e voilà.
E a Imprimax facilita esse processo de decoração para você que quer testar essas dicas, basta escolher seu objetivo, escolher sua cor favorita, encontrar a técnica que encaixa com o que você precisa e ir para a revenda mais próxima da Imprimax para escolher seus autoadesivos.

E para entender um pouco mais sobre o tema, clica no vídeo abaixo para saber as dicas da designer Silvia Grilli:


          
        

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.