DICAS DE NEGÓCIOS COM ADESIVOS

Se você é instalador de vinil, já deve ter passado pela situação de ter sobras de adesivos e não saber o que fazer, teve dúvidas sobre qual a melhor forma de anunciar os produtos adesivos ou mesmo teve dificuldades em oferecer ideias diferentes para os seus clientes, não é?

Neste artigo, iremos te dar várias dicas e citar cases de como aproveitar 100% do seu material, ter um melhor desempenho nas vendas e ser reconhecido como empreendedor de sucesso no mercado de autoadesivos

A seguir, abordaremos os seguintes assuntos:

  1. Identificando oportunidades no mercado do vinil
  2. Oportunidade 360º 
  3. Transformando retalhos em dinheiro
  4. Kits e materiais para DIY (Faça você mesmo)
  5. Criando anúncios atrativos
  6. Agregando valor ao projeto

Vamos começar já, afinal esse tema é super interessante e pode te ajudar a ganhar muito dinheiro.

Identificando oportunidades no mercado do vinil

Quando pensamos em ganhar dinheiro com adesivos, logo vem à mente projetos grandes como envelopamento de carros, personalização de frotas, plotagem de caminhões, decorações de ambientes e fachadas de lojas em adesivo, não é mesmo?

Mas, quando não temos disponíveis essas opções, ser criativo para desenvolver produtos úteis ao mercado, de fácil instalação ou que tenham um diferencial de valor agregado, podem ser a chave para ganhar dinheiro. 

No mercado atual, os clientes buscam facilidade e exclusividade. Um exemplo clássico de facilidade é utilizar o adesivo transparente em áreas da cozinha para facilitar a limpeza doméstica. E quanto à exclusividade, muitos clientes buscam a utilização de fotos ou imagens personalizadas impressas, seja para ambientes residenciais, ambientes corporativos ou mesmo no segmento automotivo (faixas em adesivo e detalhes exclusivos em vinil).

Temos que lembrar que, muitas vezes, o que para nós é um projeto, para o cliente é um sonho. Exemplo: uma criança que ama um super-herói, ter uma parede adesivada com a imagem do personagem pode ser realizador e transformar a vida da criança. Da mesma forma, um empresário que está lutando para fazer com que sua empresa cresça e ver sua loja e frota padronizada com a sua comunicação visual também será realizador.

Mas, se além do que o cliente espera, o instalador ter a opção de oferecer um “algo a mais”, poderá surpreendê-lo e deixá-lo ainda mais satisfeito, como veremos a seguir.

Oportunidade 360º 

É comum o envelopador ser contratado para adesivar a geladeira do cliente de preto fosco, não é? A diferença é no que esse profissional vai oferecer ao cliente ao chegar no ambiente. 

Muitas vezes o consumidor não tem a visão de que muitas outras coisas podem ser personalizadas com vinis. Se o instalador tiver um catálogo de produtos atualizado, com as cores e estampas disponíveis (para solicitar o seu catálogo físico clique aqui), imagens e fotos de trabalhos já realizados para que o cliente tenha uma referência (acesse nosso Pinterest, clicando aqui), souber identificar outras superfícies que podem ser adesivadas e destacar as vantagens dos adesivos ao cliente, com certeza fechará outros trabalhos e, o que era apenas uma geladeira, poderá virar uma casa inteira.

O mesmo raciocínio serve para o setor automotivo: se o profissional foi contratado para fazer o envelopamento do teto de um carro, mas chegar mostrando as outras opções e fotos de resultados, o cliente pode desejar que você vá adesivar retrovisores, fazer a plotagem de capô, fazer a personalização interna ou mesmo que você faça o envelopamento total automotivo.

A visão 360º é exatamente isso: o instalador saber identificar outros locais onde é possível personalizar, analisar as preferências do cliente, sugerir também outros produtos e mostrar modelos de referência aos clientes, para fechar assim um projeto completo ou, pelo menos, maior do que inicialmente.

Tudo depende da forma como é apresentado, pois temos que ter em mente que estamos vendendo um sonho, e não apenas o adesivo.

Abaixo, destacado em vermelho, todos os locais onde poderíamos personalizar com adesivos: 

Lembre-se dessas dicas sempre que for oferecer um serviço: trabalhe a sua visão 360º e garanta o seu sucesso

Agregando valor ao projeto

Uma forma de agregar valor no mercado de autoadesivos é aproveitar todas as opções e diferenciais de cada material. Voltando ao exemplo da geladeira, o cliente te chamou para realizar o envelopamento de preto fosco, mas talvez ele não conhece as outras opções disponíveis. Na linha Décormax, por exemplo, existem vários adesivos escovados, adesivos metálicos e vinis com diversos acabamentos diferenciados, que podem gerar um resultado surpreendente e fazer o cliente se apaixonar pelo seu trabalho (e pelo eletrodoméstico renovado com adesivo).

Se o cliente deseja uma impressão digital em adesivos, nada impede de oferecer uma impressão digital com laminação à frio, toda especial. Além de utilizar um transparente para aumentar a durabilidade da imagem impressa, ainda é possível escolher entre diversas texturas, como: Artístico, Telado, Escovado, Fibra 4D, Firenze e muito mais (conheça nossa linha de vinis para laminação à frio clicando aqui).

Transformando retalhos em dinheiro

Com certeza, você já passou pela situação de ter vários pedaços de adesivos e não saber o que fazer, não é? 

É nessa hora que podemos colocar a criatividade para trabalhar e ganhar muito dinheiro. Aquele pedaço de 40cm que sobrou do carro envelopado pode ser utilizado para adesivar um retrovisor ou plotar móvel pequeno e, se não aparecer clientes à procura deste tipo de trabalho ou produto, ainda é possível anunciar na internet e deixar que os clientes achem formas de utilizar os materiais.

Outra sugestão é realizar recorte de adesivos pequenos nesses materiais: faixas de motos, desenhos para geladeiras, sticker de parede, logo do cliente em adesivo (ou de marcas famosas) e até mesmo biquínis de adesivos para bronzeamento artificial podem ser criados com retalhos e vendidos por um bom preço. 

Como citamos, basta usar a criatividade e oferecer soluções práticas e úteis para o mercado, aproveitando 100% do material.

Kit’s e materiais para DIY (Faça você mesmo)

Como mencionamos acima, hoje em dia os clientes buscam por algo personalizado, e muitos deles, gostam de dar o “toque final”, seja na posição de colar as estrelas (recortadas na plotter de recorte), desenhar no adesivo branco e depois instalar na parede ou mesmo mesclar vários materiais numa mesma superfície. Tais opções são muito procuradas e que podem gerar um ganho bem legal ao profissional que estiver realizando a venda.

Sugerir kits com tudo o que a pessoa precisa para instalar/personalizar o material também é um diferencial. No lugar de oferecer um único adesivo recortado com a marca do carro para a lateral, você pode oferecer para os dois lados, traseira e interior do carro, gerando um kit e agregando valor.

Para os amantes do DIY (Faça você mesmo), que não são profissionais, comprar o adesivo já com a espátula e estilete é algo muito bom pois, o que para nós do segmento é algo super comum, para quem não conhece (ou não sabe onde comprar) será um diferencial que todos os produtos cheguem juntos, assim, ele terá todos os itens essenciais para já realizar a instalação do vinil.

Criando anúncios atrativos

O momento de criar um anúncio na internet para o seu produto é muito importante. É necessário entender que nem todas as pessoas conhecem o segmento e que a maioria não vai saber o nome do produto ao pesquisar nos buscadores. Utilizar palavras associadas ou descrever a finalidade para qual o adesivo deve ser utilizado, chamará mais atenção do cliente e aumentará as chances do anúncio ser encontrado.

Um exemplo clássico, é o adesivo lousa. Você pode anunciar como Color Max Preto Fosco ou “Adesivo Lousa Preto Fosco”. Uma pessoa leiga no assunto não conseguiria perceber que os dois possuem a mesma finalidade e, caso usar apenas o nome técnico do produto poderá fazer com que o mesmo não compre o seu produto. 

Da mesma forma que você pode vender um metro de adesivo branco laminado com transparente fosco (ambos da linha digimax) ou posso vender um “adesivo lousa quadro branco”, já com a caneta indicada para escrever e apagar sempre que desejar. Qual das duas formas mais te atrairia se você fosse leigo?

O custo das canetas ou do giz podem estar incluído no custo total do produto, mas se o consumidor não tem conhecimento sobre esse mercado, certamente optará pelo kit pronto, pela facilidade de já receber os dois produtos de uma vez.

Esses são apenas exemplos clássicos para que você entenda como oferecer o seu material de forma atrativa e conquistar mais vendas. Na internet já existem inúmeras ideias que podem ser aperfeiçoadas e te fazer ganhar muito mais.

Conclusão

Para ganhar dinheiro no mercado de autoadesivos, não é necessário apenas pegar Megaprojetos: vários profissionais estão desenvolvendo soluções criativas e úteis para vender as películas autoadesivas e aproveitar 100% do material. 

É necessário saber observar todas as formas de utilizar os adesivos num projeto, apresentar as ideias e mostrar como ficaria, fazem parte da visão 360º, onde profissionais são contratados para fazer um pequeno serviço e saem de lá com todo o ambiente para personalizar. 

Outra coisa é que, para se destacar nesse mercado, é fundamental apresentar soluções diferentes das convencionais, como adesivos com efeitos especiais, vinis texturizados, laminações e estampas (pastilhas, madeiras, pedras, metais, etc.).

No momento de divulgar, se atente-se quanto à forma que um cliente final buscaria o seu produto, sem conhecimento no setor, utilizando retalhos para pequenos projetos. Busque sempre soluções criativas para facilitar a vida do seu cliente (oferecer um adesivo lousa já com o giz, facilitará a vida dos clientes, que não precisaram comprar o item em outro lugar). 

Oferendo algo personalizado também é possível, colocando o valor compatível com o “sonho” que será realizado, e não apenas o preço de mercado do adesivo.

Se você se interessou pelo assunto e deseja outras dicas e ideias de como empreender no mercado de autoadesivos, escute agora o nosso podcast.

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