APRENDA COMO CUIDAR DE UM CARRO ENVELOPADO

Você sabe como cuidar de um veículo envelopado? O que pode e o que não pode fazer? Dúvidas como estas podem pairar pela sua cabeça ou pela cabeça do seu cliente. Cuidados incorretos podem comprometer a durabilidade do adesivo, danificando o PVC e afetando o visual do carro.

Neste artigo, iremos tirar dúvidas como: “- Posso lavar o carro normalmente?”, “-Quais cuidados são necessários?”, “- Posso passar cera no veículo envelopado?”, “- O que não posso fazer?” entre outras. São dúvidas que ainda assombram clientes e, se não respondidas corretamente, podem comprometer todo o trabalho de plotagem.

A seguir, nós da equipe Imprimax, abordaremos o seguintes assuntos?

  1. O que não fazer com um carro envelopado?
  2. Dicas para cada tipo de acabamento
  3. Passo a passo de como realizar a limpeza da maneira correta;

O que não fazer com um carro envelopado?

É de extrema importância explicar para o cliente final todas as informações do que NÃO fazer com o carro envelopado, caso contrário, ele poderá realizar algo que comprometa o resultado da aplicação e culpar o instalador ou o vinil utilizado.

O primeiro ponto a destacar é não deixar o veículo acumular muita sujeira, ficar muito tempo sem lavar pois essas são algumas das causas que mais fazem diminuir a durabilidade do material. O ideal é não permitir que os resíduos do dia a dia se acumulem por muito tempo sobre a superfície envelopada.

Outro ponto importante no momento da lavagem é não deixar o carro secar por si só, pois as partículas de água que não conseguem escorrer se acumulam sobre a superfície, evaporam e permanece apenas os minérios que estavam presentes na água. Em dias muito quentes, o PVC se torna mais flexível e essas partículas de minérios começam a agredir o frontal do adesivo, muitas vezes causando manchas.

Ao levar no lava rápido, é necessário se atentar a alguns pontos, já que a lavadora de alta pressão (do tipo Wap), pode danificar a película se em contato direto com o material, e não indicamos sua utilização. Mesmo que a lavagem seja realizada em casa, é necessário tomar cuidado com esse equipamento.

Outro cuidado é NÃO utilizar produtos ABRASIVOS sobre o adesivo, pois vão danificar a película com o tempo. Soluções como solupan, óleo diesel, limpa baú,entre outros,devem ser evitadas. Até mesmo o silicone pode causar danos.

No caso de fezes de pássaros e pombos, seguem a mesma linha de raciocínio da lavagem: assim que possível, realizar a lavagem.

Dicas para cada tipo de acabamento

A limpeza de um carro envelopado normalmente é mais simples de se realizar do que na própria pintura original.

Para vinis brilhantes, como o Gold Protect Gloss, é indicado tirar a poeira do carro com água antes de esfregar. Dessa forma, evita-se que a poeira presente no veículo, em contato com o pano de limpeza, arranhe o adesivo.

Para vinis texturizados, como o Jateado Opaco, indicamos realizar a lavagem com mais frequência, devido o material ser poroso. A lavagem frequente impede que a sujeira penetre no adesivo, resultando num visual de encardido.

Vinis foscos, como a linha Gold Protect Matte e opções foscas das linhas Gold Max e Silver Max, são mais simples de realizar a limpeza, mas seguem a mesma linha de raciocino dos outros acabamentos citados acima.

Passo a passo de como realizar a limpeza da maneira correta

Como citamos anteriormente, é fundamental iniciar a lavagem do carro plotado com um jato de água direcionada, de cima para baixo, para que a sujeira superficial, como poeiras, sejam removidas. Importante se atentar para iniciar sempre por cima.

Após esse passo, diluir em torno de 1 colher de chá de sabão neutro para cada 1,5l de água filtrada. Depois, é só esfregar com um pano macio, tipo os de microfibra. Assim, a sujeira sairá sem danificar o material e o veículo ficará limpo. Por fim, enxaguar com água (sempre de cima para baixo) e secar com um pano macio.

Conclusão

Um veículo envelopado necessita de cuidados, mas nada diferente do que indica as próprias montadoras:

– Lavar com água e sabão neutro;

– Não deixar a sujeira acumular por muito tempo na superfície;

– Realizar lavagens periódicas (no mínimo de 15 e 15 dias);

– Não utilizar substâncias abrasivas (como solupan, óleo diesel, limpa baú,etc.);

Como você pode ver, um carro com adesivo aplicado demanda dos mesmos cuidados do que um carro apenas na pintura original.

Para mais detalhes sobre COMO CUIDAR DE UM CARRO ENVELOPADO, assista o vídeo a seguir:

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.