ENVELOPAMENTO PRETO FOSCO AINDA ESTÁ NA MODA?

Não é segredo para ninguém que, desde que surgiu, a utilização do adesivo preto fosco sempre foi um sucesso no mercado de envelopamento e personalização automotiva.

Duvidas como: “- Mas após tantos anos, ele ainda está em alta?”, “- Quais cuidados preciso ter após o envelopamento?”, “- Se eu envelopar o meu carro, preciso alterar o documento?”, e por fim “- Quais são as opções de adesivo preto que posso escolher?”.

Neste artigo você encontrará resposta para essas e outras perguntas sobre a utilização de adesivos automotivos para envelopamento total ou parcial.

Assuntos que serão abordados:

1 – O que é envelopamento automotivo?

2 – Por que o adesivo preto fosco virou febre no Brasil?

3 – Quais opções estão em alta no momento?

4 – Escolher preto fosco ou um adesivo colorido?

5 – É necessário mudar a documentação do veículo ao envelopar?

6 – Dicas e cuidados para o envelopamento durar mais.

O que é envelopamento automotivo?

O envelopamento automotivo, ou plotagem automotiva, surgiu há muitos anos. A intenção é proteger a pintura de pequenos arranhões e/ou personalizar sem a necessidade de repintar. Para isto, é utilizado os autoadesivos automotivos, como os da linha AutoMax.

Inicialmente, se tornou muito conhecido entre os fãs de personalização automotiva, que enxergaram a possibilidade de ter automóveis com detalhes exclusivos de um jeito prático e sem modificar a pintura original de fábrica. Ainda era possível realizar uma “reforma” se o carro/moto não estivesse com a pintura tão legal, utilizando os vinis para ter a aparência de novo.

As empresas também notaram a excelente oportunidade de utilizar os autoadesivos para realizar a publicidade da sua marca nos veículos. Hoje é muito comum ter carros de frota personalizados, padronizados com a logomarca, cores e até imagens dos serviços ofertados pela companhia.

Além do resultado mais rápido, comparado ao trabalho de pintura, o adesivo ganhou destaque por oferecer a possibilidade ser facilmente revertido (se necessário). Caso o cliente não queira mais o teto envelopado, enjoar da cor ou decidir trocar de veículo, basta realizar a remoção do adesivo.

É por todas essas vantagens que o envelopamento automotivo se tornou tão conhecido, virou febre, ganhando vários adeptos da técnica.

Por que o adesivo preto fosco virou febre no Brasil?

Mesmo com as opções de cores e acabamentos disponíveis, o preto fosco logo se destacou e virou moda, utilizado tanto em envelopamentos completos quanto em personalizações automotivas, adesivando tetos ou plotando retrovisores.

O fato do preto combinar com todas as cores de veículos, é um dos fatores de ter se tornado a principal escolha entre os amantes de personalização. Outro detalhe é o acabamento fosco: pelo motivo dos veículos saírem de fábrica em preto brilhante, a personalização com vinil preto fosco, ou outra cor de vinil fosco, remete realmente a algo personalizado.

Com a evolução do mercado, várias outras opções de cores e acabamentos surgiram. Na nossa linha Automax temos mais de 100 opções de adesivos automotivos. Clique aqui e conheça todas as nossas opções em linha.

Mesmo com a vasta gama de produtos, o preto fosco permanece como principal escolha da maioria das pessoas, oferecendo um resultado estiloso, bonito e mais invocado.

Quais opções estão em alta no momento?

Depois do preto fosco, há muita procura pelo Preto Brilhante, ou Black Piano, como o da linha Gold Protect Gloss da Imprimax. Com um visual semelhante ao verniz, esse vinil alto brilho oferece proteção e personalização ao veículo.

A linha Protect Gloss é muito conhecida pelos clientes, já que o brilho do resultado se assemelha a pintura automotiva. Hoje, são 32 opções de cores, entre elas o Black Piano já citado anteriormente. Outro destaque é o Transparente Protetivo, utilizado por quem deseja proteger a pintura de pequenos atritos do dia a dia, sem perder a aparência original (uma solução mais econômica ao PPF automotivo importado, com um ótimo resultado).

Muitos clientes também buscam por cores metálicas, adesivos texturizados (como os adesivos jateados) e com efeitos, como o fibra de carbono 3D e fibra de carbono 4D.

Outros, mais ousados, preferem utilizar várias cores. Confira todas as opções aqui.

Escolher preto fosco ou um adesivo colorido?

Tudo depende de gosto. O preto fosco, como mencionamos, é mais tradicional e comum, mas sempre garante um resultado incrível. Os adesivos coloridos permitem uma maior exclusividade de desenvolver um projeto único e diferente, ou mesmo trocar a cor do carro por completo.

Independente da escolha, o importante é sempre buscar um profissional da área para realizar a plotagem e obter um resultado perfeito, com um ótimo acabamento.

É necessário mudar a documentação do veículo ao envelopar?

Depende da porcentagem do envelopamento que será realizado no veículo. Se o envelopamento ultrapassar 50% da cor original que consta na documentação do carro, é necessário alterar. Caso contrário, não é necessário mexer em documentação.

Abaixo a resolução nº 292 do CONTRAN que trata do assunto.

“Art. 14 Serão consideradas alterações de cor aquelas realizadas através de pintura ou adesivamento em área superior a 50% do veículo, excluídas as áreas envidraçadas.

Parágrafo único: será atribuída a cor fantasia quando for impossível distinguir uma cor predominante no veículo.”

Circular pelas ruas com um veículo com a cor do documento em desacordo com a tonalidade predominante, é infração GRAVE sujeita à multa, segundo o Código de Transito Brasileiro.

“Art. 230. Conduzir o veículo: (…)

VII – com a cor ou característica alterada; (…)

Infração – grave;

Penalidade – multa;

Medida administrativa – retenção do veículo para regularização.”

Se ainda ficou alguma dúvida, você pode entrar em contato com o Detran pelo site ou através do Disque 155.

Dicas e cuidados para o envelopamento durar mais.

Um veículo envelopado necessita de cuidados, mas nada diferente do que indica as próprias montadoras:

– Lavar com água e sabão neutro;

– Realizar os acabamentos indicados;

– Não utilizar substâncias abrasivas (como solupan);

– Evitar deixar o carro exposto às intempéries do dia a dia.

Como você pode ver, um carro com adesivo aplicado demanda dos mesmos cuidados do que um carro apenas na pintura original.

Conclusão

Um envelopamento automotivo é uma ótima solução para personalização e proteção da pintura original. Não agride a lataria e ainda evita a agressão dos raios U.V.

No caso da necessidade de remoção do adesivo, o mais indicado é levar o veículo ao profissional do envelopamento mais próximo, que irá fazer a remoção de forma segura e correta.

Para conhecer mais a nossa opção de materiais preto fosco acesse o nosso site.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.