APLICAÇÃO DE VINIL EM PAREDES

Você sabe o que pode ou que não pode em uma aplicação de adesivo em paredes?

Definir se uma parede está adequada ou não para aplicação de vinil autoadesivos é uma dúvida comum e pode causar sérios transtornos ao instalador.

Dúvidas como “– É possível adesivar dentro do box de banheiro?”, “–Dá para adesivar parede preta fosca?”, ou mesmo “–Parede chapiscada pode ser envelopada?” entre outras, continuam a causar receio nos instaladores no momento de fechar o serviço.

Neste artigo vamos abordar os seguintes assuntos:

  1. Em quais superfícies eu não posso aplicar adesivos?
  2. Como deixar a superfície adequada para o envelopamento?
  3. Como identificar se a superfície está apta para ser envelopada (vistoria técnica)?
  4. Todos adesivos são iguais?
  5. É possível adesivar paredes rústicas?
  6. Posso instalar adesivos em azulejos (cerâmicas)?
  7. É possível adesivar dentro do box de banheiro?
  8. Dicas de aplicação para banheiros/box.

Para iniciar, vamos falar do assunto mais polêmico:

Quais superfícies não posso aplicar adesivos?

Existem algumas superfícies que, apesar de aparentar estar perfeita para instalação do autoadesivo, podem não ser ideais e causarem problemas futuros. Uma queixa comum é que o adesivo começou a soltar após a instalação sobre uma superfície não adequada, portanto entenderemos o porquê disto acontecer, e quando pode ocorrer, à seguir.

Parede pintada de preto fosco é um exemplo clássico, por aparentar estar em perfeito estado para aplicação, devido a sensação de superfície lisa e sem irregularidades. Entretanto, esse tipo de tinta, especificamente o preto fosco, não permite uma boa aderência de adesivo. Algo na sua composição química provoca tal reação com a cola, fazendo com que o mesmo descole. Então, NÃO é ideal para aplicação.

Superfícies pintadas com tinta a óleo, toque aveludado ou apenas com massa corrida (onde exista a presença de pó de gesso), também são consideradas INADEQUADAS para aplicação, já que esse tipo de acabamento interfere na aderência, podendo ocasionar o descolamento do vinil.

As tintas consideradas “laváveis”, muito utilizadas em quarto de crianças, NÃO são indicadas devida a característica da tinta, causando a contaminação do vinil.  

Paredes com umidade e pontos de bolor também não estão apropriadas para a aplicação de vinis, sendo que antes da instalação deve ser feito um tratamento correto, idealmente por um profissional.

Abaixo falaremos como resolver essas situações e evitar eventuais problemas.

Como deixar a superfície adequada para o envelopamento?

Para que a superfície fique perfeita e o serviço tenha a durabilidade esperada do produto, sem que ocorra qualquer problema com o material ou com a aplicação, o ideal é instruir o seu cliente a chamar um profissional da área de pintura e solicitar que a parede seja repintada, utilizando sempre tinta acrílica fosca.

Da mesma forma, como escrito anteriormente, é necessário realizar um tratamento prévio, com seladoras ou materiais que preparem a superfície anteriormente com umidade ou bolor, deixando-a adequada no momento da aplicação.

SALVOUUUUUU

Como identificar se a superfície está apta para ser envelopada (vistoria técnica)?

O ideal é sempre que o instalador realize uma visita prévia, antes mesmo de passar o orçamento, analisando assim as condições de onde será aplicado o vinil.

Os principais pontos a serem analisados na visita técnica são:

– Se a superfície está ideal (sem os acabamentos citados acima);

 – Se existem obstáculos na parede (tomadas, móveis, ar-condicionado, entre outros);

É fundamental informar ao cliente para que faça a remoção prévia de móveis, eletrodomésticos ou qualquer outro objeto que atrapalhe no momento da instalação e que possa ver removido.

Por exemplo: Vamos imaginar que você é contratado para envelopar uma parede com um painel de TV. O cliente não realizou a remoção da mesma e você, ao tentar retirar, derruba ou danifica a TV. O prejuízo será de sua responsabilidade.

Após verificar se está tudo ok para o envelopamento e o grau de dificuldade que o instalador irá enfrentar, o profissional poderá formular o orçamento e passar ao cliente.

Em caso de dificuldades ou empecilhos, deixe claro o que deve ser feito, antes de voltar para realizar a aplicação.

Todos adesivos são iguais?

Não! Cada adesivo possui uma finalidade.

Ao comprar um adesivo é necessário se atentar às indicações de uso. Se você por exemplo buscar por um adesivo “Preto Fosco” em uma revenda, encontrará várias opções, com a mesma cor e acabamento, mas para utilizações diferentes. Pode acontecer de você comprar um adesivo que não é indicado para envelopamento automotivo e tentar realiza-lo, causando um transtorno. Da mesma forma que você pode comprar um adesivo da linha automotiva para envelopar um móvel reto e sem dificuldade, sendo que poderia utilizar algo mais em conta e com a mesma aparência.

Disponibilizamos no nosso site, as características de cada produto e suas indicações de uso. Clique aqui, escolha o produto desejado e consulte sempre que necessário.

É possível adesivar paredes rústicas?

Sim! Desenvolvemos um produto especifico para superfícies irregulares: o DIGIWALL.

Há um tempo atrás era impossível de se imaginar aplicar adesivos em paredes irregulares como tijolos, chapiscos, grafiatos ou concreto. Já hoje em dia, está disponível no mercado o Digiwall, um adesivo branco, de alta performance, ideal para impressão digital ecossol, impressão digital solvente, impressão digital U.V. e impressão digital látex, indicado para todos esses tipos de paredes mencionadas acima. Um ponto super positivo é que o Digiwall pode ser utilizado em aplicações de ambientes externos.

Abaixo algumas imagens de uma aplicação realizada aqui mesmo na Imprimax:

Posso instalar adesivos em azulejos (cerâmicas)?

Sim! Apenas é necessário informar ao cliente que, dependendo do adesivo utilizado (vinis com uma menor espessura) pode aparecer as marcas do rejunte, o que não compromete em nada na aplicação, mas talvez não agrade visualmente.

A dica para esses casos é solicitar que um profissional da pintura, ou gesseiro, nivele a superfície e a deixe uniforme.

Outra sugestão, bem mais prática, é utilizar algumas das linhas estampadas/texturizadas da imprimax, com frontais mais espessos, o que trará um disfarce à esses detalhes, tornando-os quase imperceptíveis. Um ótimo exemplo desses produtos são os Gold Madeiras e Gold Pastilha.

É possível adesivar dentro do box de banheiro?

Essa pergunta é uma das perguntas mais feitas para nossa equipe de instaladores técnicos. A resposta é: Com certeza! O único detalhe, super importante, é que no momento da aplicação o banheiro esteja 100% seco, sem áreas molhadas ou com pontos de umidade.

Se o profissional tentar fazer o serviço fora dessas condições, pode comprometer todo o serviço. O adesivo aplicado sobre uma superfície úmida, não terá tempo de cura para cola e o resultado pode ser um descolamento.

Depois de aplicado e finalizado, não há nenhum problema do material ter contato com água, seja no momento da lavagem ou com a utilização do chuveiro. Na linha decorativa, várias das opções são resistentes a produtos de limpeza de uso doméstica, o que traz ainda mais segurança. Clique aqui e conheça todos os produtos decorativos.

Dicas de aplicação para banheiros/box

Se o instalador se sentir mais seguro, existem algumas opções de produtos que aumentam a aderência em sobreposições, como o nosso Primer – promotor de aderência. Esse produto auxilia bastante na aplicação em sobreposições, cantos, etc.

Também é comum entre os aplicadores a utilização de silicone no final do adesivo (próximo ao piso) para realizar a vedação, devido ao acúmulo de água, é uma segurança a mais para garantir um resultado perfeito e duradouro.

Lembre-se que planejar por onde se iniciará a aplicação é de extrema importância, sempre realizar sobreposições com efeito telha, onde o adesivo de cima cobre o de baixo. Assim, quando a água bater, não causará uma força a sobreposição, evitando o levantamento do adesivo.

Conclusão

Como você pode ver, uma superfície boa facilita demais a vida do instalado. Instrua sempre seu cliente para que te entregue uma parede em ótimas condições. Um trabalho feito com capricho será feito apenas uma vez, trazendo sucesso para você e para o seu cliente.

Para entender melhor sobre o assunto abordado, assista nosso vídeo explicativo ADESIVOS DE PAREDE E AS SUPERFÍCIES INDICADAS.

VIDEO PAREDES E SUPERFÍCIES

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.